Terça, 17 de outubro de 201717/10/2017
(86)99831-3533
Parcialmente nublado
25º
26º
34º
Piripiri - PI
dólar R$ 3,17
euro R$ 3,74
Banner topo
POLÍTICA
Wellington Dias visita sistema prisional canadense
Governador participou de reunião executiva com gestores da Penitenciária de Kingston
Sebastião Silva Neto-Jornalista DRT-0002001/PI. Piripiri - PI
Postada em 19/07/2017 ás 23h56
Wellington Dias visita sistema prisional canadense

Reprodução

Em visita internacional ao Canadá, o governador Wellington Dias participou de reunião executiva com gestores da Penitenciária de Kingston, que leva o nome da cidade localizada na província de Ontario, no centro-oeste do país. Uma das pautas centrais diz respeito a melhorias das ações do sistema prisional piauiense. Reconhecido como o oitavo país mais seguro do mundo, o Canadá possui cerca de 14,5 mil detentos e 42 presídios federais com 19 mil funcionários. De acordo com a Statistics Canada, os índices de criminalidade caem ano após ano.


Foi registrada queda de 3% entre 2013 e 2014, o que representa o 11º declínio consecutivo nas incidências criminais. Durante a viagem, Wellington conheceu a rotina penitenciária e os programas desenvolvidos para acompanhamento de presos ao longo da permanência no cárcere.


“O objetivo principal é o processo de ressocialização. Aqui, além de conhecermos o sistema, estamos negociando o apoio da direção do presídio em Kingston, do Governo do Canadá, no sentido de repassar toda sistemática voltada para a educação e uma novidade para nós que é ter uma área que tenha a presença da comunidade para a ressocialização. É importante dizer que são culturas diferentes, mas o que a gente tem em comum, e esse é o ponto principal, é um trabalho para que também haja uma corresponsabilidade do Estado e da sociedade”, explica Wellington Dias.


O sistema correcional orçamento canadense para investimentos nesse setor é de 2,5 bi dólares. São cerca de 112 mil dólares por ano por cada preso em um sistema complexo de execução penal onde, ao mesmo tempo, há mecanismos de soltura após 1/3 da pena.


O governador Wellington Dias e comitiva desembarcaram neste sábado (15) no Canadá, onde cumprem agenda oficial de interesses do Estado. Dentre as agendas previstas estão encontros e reuniões relacionados a Segurança Pública, Inovação Científica, Investimentos, Negócios e Turismo.


Wellington segue no Canadá até o dia 25 de julho onde ainda vai apresentar propostas de intercâmbio das línguas Francês e Inglês para o Piauí, por meio de professores canadenses, e intercâmbio da língua portuguesa para alunos da rede pública de ensino do Canadá. O governador deve se reunir ainda com empresários e investidores canadenses. A agenda do governador do Piauí no exterior visa intercâmbios culturais e administrativos em diferentes áreas.

FONTE: Ascom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Mais lidas do mês

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Marina Silva
35 votos - 55.6%

Michel Temer
14 votos - 22.2%

Aécio Neves
8 votos - 12.7%

Lula
6 votos - 9.5%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium